Universidade de Brasília – UnB
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Instituto de Artes – IDA
Turma – ArV2_4
Disciplina – Projeto Interdisciplinar de Ensino e
Aprendizagem 2 – UAB 2
Autor (a) – Ana Beatriz Barroso
Tutora: Leticia Teixeira Levenhagen Clébicar
Discente: Maria Socorro Rodrigues da Silva
Tarefa – Entrega
da versão final do projeto
Pintando para o sucesso
Autora:
Maria Socorro Rodrigues da Silva
APRESENTAÇÃO
Dentro de um discurso, a aprendizagem
tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades de Desenhar e Pintar de
acordo com a letra da música Rios das Tronqueiras podendo assim criar um espaço
de produção, ensino e aprendizagem de arte e música, com intuito de ao mesmo
tempo trabalhar uma habilidade possível e formar um espaço de reflexão. A arte
e a música vêm como facilitadora do contato com o próprio modo de ser e o modo
de ser do outro, passa a ser uma ferramenta de expressão, de comunicação, e de
liberdade.
É nesse sentido que o projeto PINTANDO PARA O
SUCESSO vai de encontro com os interesses de melhoria na qualidade mínima de
vida dos alunos, buscando fazer com que os mesmo possam conhecer não somente a música,
mas também adquirir um conhecimento da cultura popular brasileira que sempre esteve
e ainda está presente na vida do Brasileiro, do Acreano e do Taraucaense.
MOTIVAÇÃO
Entre muitos elementos que constituem a diversidade
cultural brasileira, a música ocupa um lugar significativo, estando presente
nas nossas vidas de formas variadas e em diversos momentos e situações do
cotidiano. Assim, as práticas musicais retratam importantes expressões humanas,
sendo mediadoras de costumes, crenças, valores e características em geral de
uma nação.
Para a realização do mesmo vimos que é de suma importância,
oferecer aos educandos oportunidade de desenhar e pintar através de uma letra
de música provocar nos alunos, um sistema completamente diferenciado de
educação, o importante é que se apliquem trabalhos com intuito educacional, que
faça com que os mesmos, concentrem suas maiores energias no desenvolvimento de
aptidões construtivas e adquira conhecimentos que possam lhe outorgar poderes
intelectuais e reais de sua inserção. Bem como obrigações, responsabilidades
sociais e morais de homem no mundo e com o mundo, longe de exercitar ação que
não venha a li trazer benefícios desagradáveis.
Estimulando e explorando o desenvolvimento das
potencialidades, entre elas as artísticas, assim permitiremos que grandes
descobertas positivamente construtivas aflorem e não só sirvam como
referenciais, tendo possíveis possibilidades de reconhecimentos.
OBJETIVO
- Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da
concentração, atenção,
criatividade e cooperação; um contato com a música local;
- Perceber a importância da música
como cultura;
-Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção,
criatividade e cooperação;
- Trabalhar uma possível
habilidade desenho e pintura de sua própria realidade;
- incentivar os alunos a analisar
fatos e situações de seu convívio escolar de modo crítico através da música.
PÚBLICO
ALVO
Alunos da escola Estadual João Ribeiro na qualidade
de alunos do Ensino Fundamental que tenham interesse em
música e que queiram conhecer e praticar a mesma ou tenham vontade de
participar de uma atividade artística.
METODOLOGIA
Antes de executar o projeto procurarei
primeiramente falar sobre o assunto que será desenvolvido, pois o mesmo se
trata de uma letra da música do cantor e compositor Rogerio Craveiro falarei
que a mesma aborda assunto relacionado à Identidade e Diversidade Cultural
local. Logo em seguida falarei para os mesmos que as atividades serão
desenvolvidas da seguinte maneira.
Para efeito didático o trabalho foi
dividido em três momentos:
1º Fruição – O contato inicial dos
educandos com a letra da música folhas impressas, com a letra da música.
2º Desenvolvimento – Será o trabalho
de contextualização sobre cultura e a iniciação gramatical dentro dos aspectos
de estruturação da música.
3º Momento de produção de seu próprio desenho
arte /música no qual os educandos na oportunidade ouvirão a música e farão sua
própria produção artística utilizando-se dos recursos que a eles for passado.
Para
desenvolver o projeto contarei com diversos tipos de materiais como: Microsistem,
folhas impressas com a letra da música e lápis para desenhos, a técnica a ser
utilizada será Desenho e Pintura.
REFERÊNCIAS
Parâmetros curriculares
nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997
Revista Mundo Jovem
CALABRIA,
Carla Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, história e
Produção. São Paulo: FTD,
1997. (Arte Brasileira, v. 1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário