domingo, 3 de junho de 2012

Pintando para o sucesso



                                     
Universidade de Brasília – UnB
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Instituto de Artes – IDA
Turma – ArV2_4
Disciplina – Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 – UAB 2
Autor (a) – Ana Beatriz Barroso
Tutora: Leticia Teixeira Levenhagen Clébicar
Discente: Maria Socorro Rodrigues da Silva
Tarefa – Entrega da versão final do projeto
                    
                          Pintando para o sucesso

Autora: Maria Socorro Rodrigues da Silva

APRESENTAÇÃO
Dentro de um discurso, a aprendizagem tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades de Desenhar e Pintar de acordo com a letra da música Rios das Tronqueiras podendo assim criar um espaço de produção, ensino e aprendizagem de arte e música, com intuito de ao mesmo tempo trabalhar uma habilidade possível e formar um espaço de reflexão. A arte e a música vêm como facilitadora do contato com o próprio modo de ser e o modo de ser do outro, passa a ser uma ferramenta de expressão, de comunicação, e de liberdade.
É nesse sentido que o projeto PINTANDO PARA O SUCESSO vai de encontro com os interesses de melhoria na qualidade mínima de vida dos alunos, buscando fazer com que os mesmo possam conhecer não somente a música, mas também adquirir um conhecimento da cultura popular brasileira que sempre esteve e ainda está presente na vida do Brasileiro, do Acreano e do Taraucaense.

MOTIVAÇÃO
Entre muitos elementos que constituem a diversidade cultural brasileira, a música ocupa um lugar significativo, estando presente nas nossas vidas de formas variadas e em diversos momentos e situações do cotidiano. Assim, as práticas musicais retratam importantes expressões humanas, sendo mediadoras de costumes, crenças, valores e características em geral de uma nação.
Para a realização do mesmo vimos que é de suma importância, oferecer aos educandos oportunidade de desenhar e pintar através de uma letra de música provocar nos alunos, um sistema completamente diferenciado de educação, o importante é que se apliquem trabalhos com intuito educacional, que faça com que os mesmos, concentrem suas maiores energias no desenvolvimento de aptidões construtivas e adquira conhecimentos que possam lhe outorgar poderes intelectuais e reais de sua inserção. Bem como obrigações, responsabilidades sociais e morais de homem no mundo e com o mundo, longe de exercitar ação que não venha a li trazer benefícios desagradáveis.
Estimulando e explorando o desenvolvimento das potencialidades, entre elas as artísticas, assim permitiremos que grandes descobertas positivamente construtivas aflorem e não só sirvam como referenciais, tendo possíveis possibilidades de reconhecimentos.

OBJETIVO
- Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da concentração, atenção,
criatividade e cooperação; um contato com a música local;
- Perceber a importância da música como cultura;
-Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;
- Trabalhar uma possível habilidade desenho e pintura de sua própria realidade;
- incentivar os alunos a analisar fatos e situações de seu convívio escolar de modo crítico através da música.

PÚBLICO ALVO
Alunos da escola Estadual João Ribeiro na qualidade de alunos do Ensino Fundamental que tenham interesse em música e que queiram conhecer e praticar a mesma ou tenham vontade de participar de uma atividade artística.

METODOLOGIA

Antes de executar o projeto procurarei primeiramente falar sobre o assunto que será desenvolvido, pois o mesmo se trata de uma letra da música do cantor e compositor Rogerio Craveiro falarei que a mesma aborda assunto relacionado à Identidade e Diversidade Cultural local. Logo em seguida falarei para os mesmos que as atividades serão desenvolvidas da seguinte maneira.
Para efeito didático o trabalho foi dividido em três momentos:

1º Fruição – O contato inicial dos educandos com a letra da música folhas impressas, com a letra da música.

2º Desenvolvimento – Será o trabalho de contextualização sobre cultura e a iniciação gramatical dentro dos aspectos de estruturação da música.

3º Momento de produção de seu próprio desenho arte /música no qual os educandos na oportunidade ouvirão a música e farão sua própria produção artística utilizando-se dos recursos que a eles for passado.
Para desenvolver o projeto contarei com diversos tipos de materiais como: Microsistem, folhas impressas com a letra da música e lápis para desenhos, a técnica a ser utilizada será Desenho e Pintura.

REFERÊNCIAS
 Parâmetros curriculares nacionais: arte/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997
Revista Mundo Jovem
CALABRIA, Carla Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, história e
Produção. São Paulo: FTD, 1997. (Arte Brasileira, v. 1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário